DE MÃOS DADAS POR AMPLOS CAMINHOS | DE LA MANO POR ANCHOS CAMINOS

Materiais didáticos para a educação em direitos humanos, valores e cidadania

EQUIPE DE CRIAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS | EQUIPO DE CREACIÓN DE LOS MATERIALES DIDÁCTICOS

MIGUEL AHUMADA CRISTI

Miguel Ahumada Cristi, Coordenador do projeto, atua nas dimensões de criação e metodologias dialógicas, tradução, revisão textual e adaptação da linguagem à faixa-etária dos materias didáticos, além de colaborar na seção "ler e crescer". É Doutor em Educação e Sociedade pela Universitat de Barcelona. Atua como professor de Castelhano e de História e Filosofia da Educação na UNILA. É Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "DE LA MANO POR ANCHOS CAMINOS. Elaboração de materiais didáticos para a educação em direitos humanos, valores e cidadania".

FERNANDO SANTANA

Fernando Santana, é bolsista de extensão do projeto. Multiartista e cineasta, atua nas dimensões de elaboração, revisão textual e montagem de materiais audiovisuais. É graduando no curso de Letras, Artes e Mediação Cultural (LAMC), na UNILA. No 13º Festival de Cinema Visões Periféricas, RJ, seu documentário "Lyz Parayzo - Artista do Fim do Mundo" recebeu o Prêmio Edina Fujii CiaRio, como melhor filme de curta-metragem na categoria Cinema da Gema. Fernando é um homem gay e desenvolve pesquisas e produções em coletivos audiovisuais formados por pessoas periféricas e integrantes da comunidade LGBTQIA+

WALDEMIR ROSA

Waldemir Rosa atua nas dimensões de elaboração, revisão textual, conceitual e de discurso. É Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como professor de Diáspora Africana na América Latina e Caribe, na UNILA. Desenvolve pesquisas sobre antropologia das relações raciais, políticas afro-reparatórias, epistemologias afrodiaspóricas, antropologia da educação e das políticas públicas.

VANESSA ANASTÁCIA NOBRE

Vanessa Anastácia Nobre é a bolsista de iniciação científica do projeto. Atua nas dimensões de criação e revisão textual. É formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e pós-graduada no MBA em Administração de Marketing e Comunicação Empresarial pela Universidade Veiga de Almeida, RJ. Atualmente é discente de Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana na UNILA. Mulher Preta, carioca, de origem periférica e de escola pública, visa contribuir para práticas de pesquisas e projetos acadêmicos voltados para a construção da identificação cultural.

EMERSON PERETI

Emerson Pereti atua nas dimensões de elaboração, revisão textual, discurso e adaptação da linguagem à faixa etária. É Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua como professor de Literatura e de Língua Portuguesa na UNILA. Desenvolve pesquisas concentradas em estéticas e políticas da memória e do esquecimento na literatura latino-americana.

CAMILA CRISTINA LAZZARINI

Camila Cristina Lazzarini, atua na criação, ilustração e design dos materiais didáticos. É graduada em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. É Bacharel em Letras - Artes e Mediação Cultural e mestranda em Integração Contemporânea da América-Latina na UNILA. Desenvolve pesquisas sobre decolonialidade e educomunicação em conjunto com o povo Avá-Guarani.

ANA CAROLINA MAGNI

Ana Magni atua nas dimensões de criação, metodologia e revisão textual. É Pedagoga pela UNIOESTE e Pós-graduada em Direito Educacional, em Alfabetização e Letramento, em Educação Especial e Inclusiva e em Educação de Jovens e Adultos. Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia e cursa o mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento na UNILA. É professora da Rede Municipal de Educação de Foz do Iguaçu, e docente de alfabetização no Educação de Jovens e Adultos. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação, políticas públicas e direitos das crianças e adolescentes.

ANDIARA DE OLIVEIRA

Andiara Drielli de Oliveira é Pedagoga pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, UDC, Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é graduanda em Licenciatura em Filosofia pela UNILA e mestranda em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua como docente na Rede Municipal de Foz do Iguaçu e na Rede Estadual do Paraná. Em DE MÃOS DADAS, colabora na orientação didático-pedagógica para a construção dos materiais.

FÁTIMA AVILÉS SEDEÑO

Fátima Avilés Sedeño atúa nas dimensões de criação de material didático e medotologias de educação em valores. É Doutora pela Universidade de Barcelona, onde é docente e membro do Grupo de Educação Moral (GREM). A sua docencia e a sua pesquisa se concentram em educação em valores no ensino infantil, aprendizagem serviço e ética na educação social.

COLABORADORES E COLABORADORAS

JOSEP PUIG ROVIRA

Josep Puig Rovira é catedrático de teoria da educação na Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona e membro do GREM (Grup de Recerca en Educació Moral). Ministra teoria da educação e educação em valores em cursos de graduação e mestrado. Tem participado em várias colecções de materiais educativos em valores e cidadania para alunos do ensino básico e secundário. Em DE MÃOS DADAS, colabora na orientação didático-pedagógica para a construção dos materiais.

XUS MARTÍN GARCÍA

Xus Martín García é professor titular da Faculdade de Pedagogia da Universidade de Barcelona e coordenadora do mestrado “Educação em valores e cidadania”. As principais linhas de investigação em que trabalha são: criação de materiais de educação em valores, trabalho de projeto, aprendizagem-serviço, ação tutorial e adolescentes em risco de exclusão social. Em DE MÃOS DADAS, colabora na orientação didático-pedagógica para a construção dos materiais.

ULISSES ARAÚJO

Ulisses Araújo é Livre Docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP Leste), é Presidente da PANPBL – Association of Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies; e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2009. Na Universidade de São Paulo é Coordenador Científico do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas. Em DE MÃOS DADAS, colabora na orientação didático-pedagógica para a construção dos materiais.

YURI AMARAL

Yuri Amaral, pessoa trans não binaria, vegana, é artista gráfico e professor, colabora com o projeto na seção "Leitura e Crescimento" a partir de suas obras em quadrinhos. É formado em Comunicação e Mestre em Estudos Latino-Americanos. Nos últimos anos publicou "O Menino que não sabia voar", "Yala e a Teia da Existência" e "Contos do Vale". Todas estas produções compõem um multiverso, com narrativas paralelas ou em tempos diferentes, onde se destacam vivências e afetos que conetam pessoas umas às outras.